Você sabe qual a finalidade da Ultrassonografia Abdominal? Pode ser um exame de rotina ou quando há suspeita de algum problema, caso paciente apresente dor ou incômodo no abdome.
Nele é possível avaliar o FÍGADO (se possui esteatose – “gordura no fígado” ou lesões), VESÍCULA BILIAR (a famosa “pedra na vesícula”), PÂNCREAS (que pode estar alterado em pacientes alcoolistas), RINS (é possível visualizar cálculos, nódulos e tamanho), podemos também avaliar o BAÇO (que pode estar aumentado em algumas doenças) , AORTA, VEIA CAVA e BEXIGA (se existem cálculos ou tumores).
Se o exame estiver normal, sua duração é rápida.
Sempre será indolor, o que mais incomoda é a bexiga cheia e a necessidade do jejum (no caso do abdome total)
Existem 2 tipos de Ultrassom abdominal, o SUPERIOR e o TOTAL.
- ULTRASSOM DE ABDOME TOTAL: Nele se avaliam todos os órgãos que falamos acima. Para poder ser realizado é necessário Jejum de 8hs para visualização total da vesícula e bexiga cheia para avaliação da bexiga e rins.
- ULTRASSOM DE ABDOME SUPERIOR: A diferença desse para o total é que nele não é avaliado o aparelho urinário (rins e bexiga), sendo assim, o preparo é somente o jejum de 8hs.
Durante o exame, será pedido ao paciente que mude de posição ou segure a respiração para melhor avaliar as estruturas abdominais.
Então caso precise fazer esse exame, fique tranquilo(a) pois ele é completamente seguro e indolor.
Sempre consulte seu médico antes de pensar em realizar qualquer tipo de exame pois o profissional é a pessoa mais adequada para determinar o tipo de exame que deve ser realizado.
📍Qualquer publicação nossa é meramente informativa e não deve ser utilizada para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.
Dr. Carlos Augusto Pacheco de Oliveira Côrtes – Título de Especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (AMB) – Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) – Pós Graduação em Medicina Fetal – CRM 82845 – TEGO 0043/2008