👉🏻Algumas pessoas acham ser a mesma coisa, porém há uma diferença entre essas duas malformações.
A Fenda Facial ou Fissura Facial é mais comumente conhecida como Lábio Leporino. Geralmente se caracteriza por uma “abertura” no lábio superior.
A Fenda Palatina por sua vez é uma “abertura” no palato, mais conhecido como o “céu da boca”. Podem acontecer individualmente ou em conjunto. Por exemplo: Um bebê pode ter somente a fenda facial ou a palatina, ou pode acontecer de ter os 2 tipos.

A Ultrassonografia é uma peça chave para o diagnóstico de malformações fetais. Falando especificamente da Fenda Labial e Fenda Palatina, esse diagnóstico é preciso a partir do 2º trimestre (a partir de 20 semanas), porém é possível ter indícios no morfológico de 1º Trimestre.

Esse diagnóstico precoce é importante, não somente para o planejamento da família junto com o médico de como será a conduta do pré natal, como também após o nascimento. E principalmente para a própria família conhecer sobre o assunto e tirar todas suas dúvidas.
É válido lembrar que o diagnóstico correto depende 100% da qualidade técnica do exame e do ultrassonografista. Por esse motivo sempre reforçamos… Faça seu exame em local de confiança! Com médicos especializados!
🔸Qualquer publicação em nosso site é meramente informativa e não deve ser utilizada para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Dr. Carlos Augusto Pacheco de Oliveira Côrtes – Especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia – Pós Graduação em Medicina Fetal – CRM 82845 – TEGO 0043/2008