Você fez o exame de urina e deu positivo, fez o de sangue e também positivo. É uma alegria não é?
Vamos então fazer a ultrassonografia pra datar a gestação e ver o embrião, porém ao fazer o ultrassom, descobre-se que o embrião não está lá… O que aconteceu?
É o que é chamado de “Gravidez Anembrionária” também conhecida como “ovo cego”, em que o óvulo que foi fertilizado pelo espermatozóide não se desenvolveu e ao invés de ter o embrião, só tem o saco gestacional.
O diagnóstico dessa gestação é dado através da Ultrassonografia Transvaginal, se tratando de uma gestação em fase inicial, onde não se detecta o embrião.
Uma curiosidade é que cerca de 89% das gestações anembrionárias, são gestações em que se o embrião houvesse se desenvolvido, teria alterações cromossômicas.
Isso não quer dizer que a mulher que passou ou está passando por esse tipo de gestação terá problemas para engravidar e ter uma gestação saudável. Temos vários casos aqui mesmo na Belmed de mamães que tiveram uma gestação anembrionária e que algum tempo depois retornaram gravidíssimas.
O importante como sempre falamos é ter um médico de confiança lhe acompanhando e explicando o que acontece.
📍Qualquer publicação nossa é meramente informativa e não deve ser utilizada para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.
Dr. Carlos Augusto Pacheco de Oliveira Côrtes – Título de Especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (CBR) – Pós Graduação em Medicina Fetal – CRM 82845 – TEGO 0043/2008